Papos Diversos, Parada Literária

Algumas considerações sobre a construção da fala infantil

Olá mamães!

Devo a vocês maiores comentários sobre a fala das crianças, depois da publicação do último post sobre o assunto. Dessa vez, vou deixar o professor Holt falar.

Vejam que interessante:

“É um negócio notável! Estamos tão acostumados a falar que nos esquecemos de que a ação exige uma sutil e complexa coordenação de lábios,  língua, dentes, palato, maxilares, bochechas, voz e respiração. Mesmo que vejamos essa habilidade como simplesmente muscular, ela é de longe a mais complicada e difícil que a maioria de nós já foi capaz de aprender, no mínimo tão difícil quanto a habilidade requerida para dominar de verdade um instrumento musical. Só percebemos quão difícil é a habilidade da fala quando tentamos pela primeira vez pronunciar sons de uma língua estrangeira. Logo descobrimos que nossa boca e nossa língua não nos obedecem. No entanto, toda criança aprende a produzir os sons de sua língua. Quando vive em uma região em que se falam duas línguas,  desde cedo aprende a produzir os sons de ambas. Como é capaz disso? Sua coordenação ainda é débil para fazê -lo; como consegue o que muitos adultos acham tão difícil?

A resposta parece ser a seguinte: por paciente e persistente experimentação. É tentando milhares de vezes produzir sons, sílabas e palavras, comparando os que é capaz de produzir aos produzidos por outras pessoas a seu redor e aproximando progressivamente aqueles destes que a criança chega a aprender a falar.”

Gostaram?

Aguardem mais postagens sobre o desenvolvimento da fala!

HOLT, John. Como as crianças aprendem/tradução Walther Catelli Jr. – Campinas, SP: Verus Editora, 2007, pág 98.

 

Anúncios

Deixe um comentário! Sua opinião é importante para manter o blog interessante!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s