Conta a sua história, Educação Domiciliar, Papos Diversos

Uma janela para o mundo

Meu pequeno Dan está hoje com 2 anos e 10 meses.

Ele reconhece vários tipos de veículos: carro, ônibus, moto, bicicleta, metrô, avião, helicóptero; alguns tipos de modelos: kombi, van, jipe; e as funções de alguns deles – trator, caminhão baú, caminhão cegonha, caminhão reboque, caminhão de lixo, caminhão pipa, caminhão caçamba, carro de polícia, ambulância, ônibus do exército… e eu provavelmente estou esquecendo algum 😀

Sabe o nome do condomínio onde mora e o nome dos dois condomínios vizinhos. Sabe o nome de uma grande avenida que leva ao centro de nossa cidade. Acha lindo o pôr do sol. Fica um pouco triste, às vezes, porque “o sol já vai dormir”, mas acha “uma coisa linda!”

Gosta de olhar o pedacinho de mar e os navios por entre os prédios – “os altos, os bem altos, os de longe, os de mais longe ainda.”

Ele vê essas coisas da janela de nossa casa, no colo da avó, e tudo isso é fruto das conversas que tem com ela enquanto, da janela, eles observam o que se passa em volta. Claro que também vê muitas coisas de perto, quando saímos juntos. Amanhã, por exemplo, vamos aos Correios postar um livro e ao ateliê de costura buscar as roupas que deixamos para reparo na semana passada.   [Atualizando: já fomos e agora ele conhece mais um carro e sua função – o carro dos Correios]. Sim, ele vai comigo resolver “coisas importantes”, sempre que possível. E, no caminho, vemos e falamos sobre muitas coisas.

Mas na janela de nossa casa ele tem uma visão bem ampla e um diálogo muito especial com a vovó, que tem todo o tempo, dedicação e disposição para ensinar a ele sobre tudo o que ele se interesse ao ver. Ali da janela, nos braços da vovó, ele viu uma nova pista ser criada transversal à principal. Todos os dias ele observava um trator trabalhando. Depois apareceu outro, menor. Agora eram dois tratores. Na hora do almoço, “o trator ficava parado, porque o rapaz que trabalhava no trator tinha ido pra casa almoçar e descansar”. Outro dia ele descobriu uma pista nova, que sobe para as garagens de um condomínio numa pequena colina do outro lado da rua. Ele vê os soldados do batalhão próximo fazendo o treino matinal de corrida em volta da praça, “malhando e, também, cantando”. Vê os carros pararem quando o semáforo fecha e seguirem quando ele abre. Vê os cachorrinhos indo passear e os portões dos condominios abrindo para os carros entrarem. Viu as luzes do presépio (montado na praça por ocasião do Natal) se acenderem todos os dias. E, sempre que ele notava que “o sol estava indo dormir”, corria pra janela pra “ver se as luzes já estavam acesas”. E, imediatamente após, corria para a janela do meu quarto, todo frenético, para “ver se as luzes do Bosque já estavam acesas também” (as decorações de Natal do condomínio ao lado).

Vale ressaltar que boa parte do que descrevo acima chega até mim contada por ele mesmo, quando chego do trabalho (É, sou uma mãe que trabalha fora mas, voltaremos a falar sobre isso outra hora).

Dan tem o grande privilégio de ter uma vovó que mora com ele e todos os dias lhe ensina coisas novas. Apresenta a ele o mundo ao vivo e a cores até onde a visão da janela alcança. E enquanto muitas coisas são mostradas e nomeadas, outras tantas são explicadas, e belos diálogos se desenrolam, ali na janela.

O objetivo deste post? Valorizar os avós, homenagear minha mãe, incentivar o convívio dos pequenos com esse membro precioso da família, falar sobre a eficácia do aprendizado a partir da realidade que cerca a criança, estimular o diálogo consistente…não sei. Talvez de tudo isso um pouco. O fato é que este tempo de qualidade tem sido muito proveitoso para o desenvolvimento de Daniel e, porque não dizer também,  para a higiene mental da vovó! 🙂

Bem, relato feito e compartilhado. Espero que seja de proveito para algumas de vocês!! 😊

 

3 comentários em “Uma janela para o mundo”

Deixe um comentário! Sua opinião é importante para manter o blog interessante!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s